CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Como unidade de referência, é formada por uma equipe técnica multidisciplinar e tem o intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção especial, e para isso deve contar com o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outras Organizações de Defesa de Direitos.

Serviços Ofertados

O CREAS oferta: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI),  abordagem social,  Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), apoio às ações de enfrentamento às violências física e psicológica contra a mulher e contra crianças e adolescentes, bem como encaminhamento aos serviços especializados para pessoa com deficiência,  pessoas idosas e suas famílias, pessoas em situação de rua, dentre outros.

Público Atendido

Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.

Endereço: Rua Batista Lion, nº 108 -  Centro.
Horário de Atendimento: de segunda à sexta, das 8h às 17h.
E-mail: creasrp@ribeiraopires.sp.gov.br

Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires