Secretarias > Saúde e Higiene

Centro de Controle de Zoonoses

O Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires trabalha para combater pragas, como insetos transmissores de doenças e roedores, como forma de prevenir, por exemplo, a dengue e a raiva. Também gerencia o Canil Municipal, que abriga cães e gatos de rua recolhidos apenas nos casos de serem animais doentes ou por apresentarem risco à segurança de moradores.

As equipes do Centro atendem solicitações de moradores sobre infestações, bem como denúncias de maus tratos de animais, entre outras ocorrências deste tipo. Os profissionais também prestam esclarecimentos sobre assuntos relacionados às zoonoses.

Durante todo o ano, o CCZ promove campanhas e ações de combate aos transmissores de doenças. Também promove atividades para conscientizar moradores sobre a posse responsável de cães e gatos e realiza feiras de doação de cães.

Canil Municipal:

O Canil é um espaço aberto aos moradores que querem conhecer e adotar cães ou gatos. Os cães e gatos adultos são vacinados (V8 e raiva), vermifugados e castrados, exceto os “recém chegados”, por falta de tempo hábil em proceder a castração.

Filhotes não são castrados ao serem disponibilizados para adoção. No entanto, entram como prioridade no cadastro para a campanha de castração promovida pela Prefeitura.  Esses filhotes são vermifugados e os adotantes são orientados a trazer os filhotes até o CCZ, após cerca de uma semana (período destinado para observação no domicílio), para receberem, gratuitamente, a vacina V8, que protege os cães de várias doenças espécie-específica.

Serviço:

Endereço: Rua Catarina Rios Giachelo, 185 – Centro.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Telefone: 4824-3748

Galeria de Imagens

  • Adote um Cão