12ª edição - 2018


O 12º Festival do Chocolate acontecerá nos finais de semana entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, no Complexo Ayrton Senna, região Central da cidade. O ambiente familiar e a diversidade cultural e gastronômica, além do caráter social da festa, estão mantidos nesta edição.

Todo ano, o Festival do Chocolate traz diversas inovações e melhorias para moradores e visitantes. Nesta 12ª edição, o público poderá aproveitar três finais de semana de festa, um fim de semana a mais em relação ao ano anterior.

Outra novidade desta edição será a comercialização de produtos artesanais feitos com o chocolate. Esses produtos serão elaborados pelos alunos do curso gratuito de Formação de Chocolateiros, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires em parceria com o Sebrae – SP e o Centro de Paula Souza, que aprendem na teoria e, principalmente, na prática a manipulação do chocolate.

Neste ano, a programação principal reúne artistas de renome do cenário musical brasileiro. Estão confirmados Os Paralamas do Sucesso (20/07), Ana Vilela e Katinguelê (21/07), Carlinhos Brown com Sarau Kids e com Timbalada (22/07), Gabriel O Pensador (27/07), Biquíni Cavadão (28/07), Projota e Vitor Kley (29/07), Molejo (03/08), Fundo de Quintal (04/08) e a dupla Marcos & Belutti (05/08).

O Festival do Chocolate também promove a valorização dos artistas locais e regionais. Este ano não será diferente. Durante todos os dias de evento, diversos artistas se apresentarão no palco localizado dentro da área gastronômica, na Tenda Multicultural (programação completa será divulgada nos próximos dias).

Serão dois palcos culturais, sendo o principal localizado na área da frente do Complexo Ayrton Senna, destinado às atrações principais, e o segundo, voltado para atrações locais dentro da Tenda Multicultural. Assim como os palcos, duas áreas gastronômicas também atendem os visitantes, uma na área da frente e outra dentro da Tenda. A estrutura também conta com acessibilidade, sanitários e ambulatório, além de equipes de segurança em todo o ambiente da festa.

O Festival do Chocolate é considerado um dos maiores eventos de cultura e gastronomia da região e do Estado, e está inserido no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, conforme Lei Nº 13.990/10.

 



Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires