Cidade reforça ações na Semana de Mobilização contra a Sífilis


Criado em 19/04/2017

Prefeitura disseminará informações sobre serviços públicos de saúde para diagnóstico e tratamento da doença, além da prevenção

Entre os dias 24 e 27 de abril, a Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires promoverá na cidade a “Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis”. Durante o período, as ações de conscientização dos moradores sobre prevenção, sintoma, diagnóstico e tratamento da doença serão reforçadas na rede municipal de Saúde da Estância.

Com o slogan “Sífilis Congênita: Juntos podemos mudar esta realidade”, a campanha integra as ações do Programa Estadual de combate à doença. A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que possui tratamento e pode ser prevenida com o uso de preservativos em todas as relações sexuais. É uma doença que afeta homens e mulheres e quando não tratada pode acarretar danos à saúde, principalmente de mãe para o filho, durante a gestação.

Um dos principais sinais e sintomas da doença é o aparecimento de pequena ferida, indolor, sem secreção e de bordas duras na boca, no pênis, na vagina ou no ânus. Esta ferida costuma a desaparecer após alguns dias, mesmo sem tratamento. Entretanto, a doença continua ativa e volta a se manifestar depois de alguns meses, com manchas no corpo, inclusive nas plantas das mãos e dos pés.

Em casos mais avançados e graves, a sífilis pode causar cegueira, doenças neurológicas e problemas no coração. Durante o pré-natal, todas as gestantes devem solicitar o exame para a sífilis.

Ainda durante a “Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis”, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Ribeirão Pires participará de evento realizado pelo programa estadual, no dia 26 de abril.

Em Ribeirão Pires, há 20 adultos em tratamento, sendo a maioria de homens que fazem sexo com homens. Há duas gestantes com sífilis em tratamento e outros dois casos de sífilis congênita sob investigação.

O Programa Municipal IST/Aids/Hepatites Virais promove esclarecimentos e orientações aos moradores de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no CTA da cidade (Avenida Francisco Monteiro, 205 – Centro). No local, estão disponíveis testes gratuitos de HIV (Aids), sífilis e hepatites B e C (das 8h às 16h).