14/09/2018Senac certifica alunos em  ação de fortalecimento do turismo em Ribeirão Pires

Membros do Poder Público e da sociedade civil participaram de curso para elaboração do Plano Diretor de Turismo, entregue pela Prefeitura em abril

Na manhã desta sexta-feira, dia 14, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires realizou a cerimônia de entrega dos certificados da capacitação do Plano Diretor de Turismo, feita em parceria com o Senac/SP.  Foram certificados 29 membros da comissão de elaboração do Plano, formada por funcionários públicos de diversas secretarias; membros da sociedade civil e membros do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR.

O prefeito da Estância, Adler Teixeira – Kiko, o vice-prefeito Gabriel Roncon, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Flávia Dotto, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, César Ferreira, o superintendente do Imprerp, Patrick Pavan, e o assessor especial de gabinete, Marcelo Menato, prestigiaram a cerimônia.

Em julho de 2017, a Prefeitura assinou convênio com o Senac para a instituição assessorar os participantes do curso com conhecimentos técnicos necessários a elaboração do Plano Diretor do Turismo, atendendo as especificações da Lei Complementar Nº 1.261/15, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico (MIT).

A parceria com o Senac e a elaboração do Plano Diretor de Turismo estão entre  as medidas adotadas pela Administração para assegurar a manutenção do título de Estância Turística ao município. O Plano Diretor foi finalizado e entregue à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo em deste ano. O documento é a diretriz para investimentos e ações de desenvolvimento do setor, pois diagnostica a infraestrutura turística da cidade, potenciais e também estabelece estratégias de fortalecimento da atividade econômica.

“A capacitação, além de fornecer conhecimentos técnicos, aproxima a sociedade civil do Poder Público, buscando planejar o turismo com ações de longo prazo, levando em consideração o potencial da cidade. Ribeirão Pires nos surpreendeu ao apresentar um grupo unido e com interesse em ver a cidade crescer”, explica Érika Rohrbacher, gerente do Senac de Santo André.

Para o prefeito da Estância, a elaboração do Plano Diretor complementa as ações de fomento do setor turístico. “Depois de trabalho intenso para recuperar as finanças e os serviços básicos de nossa cidade, demos início a série de projetos que estão sendo executados, a exemplo do Boulevard Gastronômico, que viabilizará a revitalização da área central para melhorar o receptivo turístico da cidade. O turismo é tido hoje como um dos principais setores que geram empregos e renda. Trabalhamos para que a atividade seja consolidada em nossa Estância, abrindo novas perspectivas de vida para nossa gente”, disse Kiko.

Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires