Notícias


Voltar

29/11/2018Estância de Ribeirão Pires apresenta atrações especiais de Natal

Decoração natalina e programação cultural gratuita fazem parte de programação de atividades promovidas pela Prefeitura e ACIARP, com apoio de parceiros

 

Os festejos de fim de ano na Estância Turística de Ribeirão Pires ganharam toque especial para atrair o público à região central do comércio da cidade. Enfeites natalinos produzidos por moradores decoram a Vila do Doce e deixam o espaço no clima para receber atrações como o Papai Noel e apresentações culturais gratuitas, entre as quais o Concerto Encantos de Natal, da Escola Municipal de Música.

 

A programação especial da Estância Turística do ABC, promovida pela Prefeitura e a ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires), com apoio de parceiros, terá início nesse sábado, dia 1º de dezembro, a partir das 17h30. Na data, a Vila do Doce (Rua Boa Vista, S/N – Centro) receberá coral de crianças do Colégio São José e, às 18h30, a chegada do Papai Noel. Na sequência, as luzes da nova decoração natalina serão acesas, marcando o início das atividades de fim de ano no município.

 

“A programação especial de fim de ano realizada na cidade, realizada pela Prefeitura, ACIARP e também com a adesão de empreendedores e da iniciativa privada, estimula o comércio local. Da mesma forma, mantemos vivo o espírito natalino. Sem dúvidas, as atividades abrem espaço para que artesãos, moradores e artistas da cidade mostrem seu talento, em espetáculos culturais e peças de decoração preparados com muito carinho”, explicou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.

 

A decoração da Vila do Doce foi produzida por grupo de 21 artesãos da cidade, coordenados pela artesã Silvana Luz, do Ateliê Arte Expoente. Materiais como madeiras descartadas e chapas ecológicas, bem como garrafas PET, foram transformadas em figuras em 3D para a decoração. O trabalho foi desenvolvido por meio da ACIARP – pelo Núcleo de Mulheres Empreendedorasm em parceria com a Prefeitura.

 

“Nesse ano pensamos o Natal como uma forma de trazer toda a expectativa que a data exige: a união das pessoas, ver o Papai Noel e enfim, todos os encantos que o momento natalino traz. Temos a Campanha ‘Super Natal de Prêmios’ que já incentiva a compra no comércio local. Acredito que a decoração que teremos vai trazer mais pessoas para a visitação na Vila do Doce, fomentando a atividade econômica local”, afirmou o presidente da ACIARP, Gerardo Sauter.

 

Natal Espetacular – A fonte de água situada ao lado da Vila do Doce ganhará decoração feita com o reaproveitamento de garrafas PET, utilizadas por grupo de moradores de Ribeirão Pires para a confecção de enfeites sustentáveis. A decoração é resultado do projeto Natal Espetacular, promovido na Estância por meio de convênio entre o Fundo Social do Estado de São Paulo e do município.

 

As garrafas utilizadas para elaboração dos enfeites foram arrecadadas por estudantes das escolas municipais Engenheiro Carlos Rohm I e Professor Sebastião Vayego de Carvalho, durante a Gincana Cooperativa promovida pelas secretarias de Educação e de Meio Ambiente.

 

Além da proposta sustentável, o projeto Natal Espetacular proporcionou a geração de renda aos profissionais, que receberam ajuda de custo de R$ 330 por mês durante 5 meses. O trabalho foi executado nas dependências do Centro Cultural da cidade, sob a coordenação de Rozi Zampirou, curadora da Galeria das Artes do Fundo Social municipal.

 

Atividades especiais de fim de ano

 

Nos dias 1 e 2 de dezembro, sábado e domingo, a Estância terá Feira de Artesanato de Natal no Ribeirão Pires Futebol Clube (Rua Padre Marcos Simoni, 162 - Centro). Com entrada gratuita, o evento contará com a participação de mais de 140 artesãos da cidade, com trabalhos diversificados: Pintura em Tecido, Biscuit, Mosaico, Patchwork, Bordados, Crochê entre outros.

 

Além da comercialização do artesanato, a Feira conta com programação cultural, como apresentação de Dança Cigana do Centro de Referência do Idoso (CRI), no sábado, às 17h; apresentação do Grupo Berimbrás do Mestre Pelé, no domingo, às 12h, e, a partir das 13h, o melhor do samba com Compositores Independentes.

 

O Coral Cia de Voz do Ribeirão Pires Futebol Clube se apresenta nos dois dias de evento, sendo às 19h no dia 1º e às 18h no dia 2. A Feira de Artesanato de Natal funciona das 10h às 22h no sábado, e das 10h às 20h, no domingo.

 

No período de 7 a 22 de dezembro, às sextas e sábados, das 10h às 17h, a Vila do Doce terá Exposição dos Produtores de Cambuci de Ribeirão Pires. Durante o mês, a cidade também terá feira de artesanato, com datas que em breve serão divulgadas.

 

Nos dias 15 e 16 de dezembro, o palco da Praça Central da Vila do Doce abre espaço para as apresentações gratuitas de encerramento de ano da Escola Municipal de Dança de Ribeirão Pires, a partir das 20h. Já no dia 22 de dezembro, ponto alto da programação, o palco receberá integrantes da Escola Municipal de Música da cidade no Concerto Encantos de Natal, a partir das 20h.



Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires