Notícias


Voltar

13/03/2019Parceria com Instituto Ayrton Senna apresenta resultados positivos na cidade

Programas desenvolvidos na rede municipal promovem melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos

A educação na rede municipal de Ribeirão Pires tem proporcionado às crianças projetos e ações que fortalecem a qualidade do ensino. Para elevar os índices educacionais na cidade, a Prefeitura da Estância Turística investe na formação dos gestores e professores e promove atividades de planejamento e monitoramento. Uma das frentes de trabalho que trazem bons resultados ao longo dos dois últimos anos é a parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS).

No inicio deste mês, o Comitê Gestor Intermunicipal da instituição divulgou os resultados dos programas Gestão pela Alfabetização e Gestão Nota 10, desenvolvidos gratuitamente em nove escolas da rede municipal.  Um dos exemplos avaliados foi a evolução dos alunos do 1º ano do 3º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. 

Os resultados finais de 2018 apontam que 83,4 % dos alunos apresentam níveis satisfatórios de leitura e escrita. Em matemática, 79,4 % dos estudantes apresentam habilidades satisfatórias. O Instituto avaliou o desempenho de 1.345 estudantes do 1º ao 3º ano.

De acordo com a secretária de Educação, Flávia Banwart, os resultados medem o nível de aprendizado das crianças e permitem traçar novas estratégias para melhorar, de forma permanente, o ensino. “Com a divulgação dos resultados, nossa equipe gestora terá melhores parâmetros sobre cada um dos estudantes, nos possibilitando adotar medidas que permitam o desenvolvimento de nossas crianças”, explicou. 

Qualidade de Ensino - Ribeirão Pires foi a cidade da região do ABC que apresentou no Ideb a maior evolução nos anos iniciais entre as redes municipais de ensino. O município saltou da nota 6,3 em 2015 para 7 em 2017, superando, inclusive, a meta prevista para este ano, de 6,6. 

Pela projeção do Ideb, a rede municipal ribeirão-pirense teria como meta atingir a nota 7 apenas em 2021. No Fundamental II, o desempenho de Ribeirão Pires no Ideb também apresentou avanços. A nota da rede municipal subiu de 5,4 em 2015 para 5,7 em 2017.

O Ideb é o resultado da Prova Brasil - do Governo Federal, aplicada para os alunos dos 5º e 9º anos de dois em dois anos. O índice é um dos principais indicadores usados no País para mensurar o rendimento escolar dos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas. O Ideb é usado para monitorar a qualidade do ensino e para subsidiar políticas públicas de educação. 

 



Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires