Notícias


Voltar

09/08/2017Educação no Trânsito inicia curso em escola municipal da Estância 

Pelo projeto, crianças se divertem aprendendo boas práticas no trânsito, tornando-se multiplicadoras de conhecimento

 

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito em parceria com a Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, deu início ao curso Educação no Trânsito para os alunos dos Jardins I e II da Escola Municipal Fiorindo Roncon, situada no bairro Roncon. As aulas, que terminarão no final de agosto, utilizam metodologia de aplicação por meio de embasamento pedagógico e tem o objetivo de empregar os conceitos de trânsito na vivência das outras disciplinas, entre elas língua portuguesa, matemática e geografia.

A ideia é transformar os alunos em multiplicadores do conhecimento. “Pudemos perceber que as crianças transmitem aos pais o que aprendem no curso. Na última reunião de pais e professores da nossa escola, notamos o interesse dos responsáveis em conhecer este projeto, pois as crianças falam muito em casa sobre o que aprenderam”, afirma a diretora da escola municipal, Mônica Enes Perez. Ao todo, participam do curso 159 alunos matriculados na instituição, com idades entre 4 e 5 anos. 

Sobre a Educação para o Trânsito

No trânsito, assim como em outros diferentes fenômenos do cotidiano, nota-se a urgência e a necessidade de buscar educar para a valorização da vida, para respeito ao próximo e para uma convivência tranquila.

Como fator de mudança, renovação e progresso, buscando levar ao crescimento de cada membro envolvido e, assim, do município como um todo, o programa municipal de Educação para o Trânsito é o recurso utilizado para dar fundamento a toda ação educativa que envolve o processo de ensinar e aprender sobre práticas seguranças no trânsito.

Com o intuito de criar ambiente que estimule o desenvolvimento de tarefas que ajudem os membros da equipe de Educação para o Trânsito, a Secretaria de Transportes e Trânsito realiza trabalho de educação permanente dentro dos propósitos básicos de liberdade e respeito ao outro, além de buscar ações lúdicas e pedagógicas que estimulem cada faixa etária abrangida pelo projeto.



Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires