Notícias


Voltar

11/08/2017Alunos de escola municipal de Ribeirão Pires recebem tratamento odontológico gratuito

Por meio de parceria com o GAPC, Prefeitura realizará tratamento de cáries em crianças de unidade escolar em Ouro Fino Paulista

Na próxima quinta-feira, dia 17, a Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires, em parceria com o Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), promoverá mutirão de tratamento a cárie dentária, conhecido como ART. A ação será realizada, gratuitamente, com alunos da Escola Municipal Professor Sebastião Vayego de Carvalho. 

Dentistas da Secretaria de Saúde farão triagem dos estudantes no início da próxima semana, identificando quais crianças podem realizar o tratamento por meio do método ART – que dispensa o uso de equipamentos odontológicos tradicionais e é aprovado por autoridades científicas internacionais como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Federação Dentária Internacional (FDI). Este método melhora a saúde bucal de grandes contingentes populacionais, em espaço de tempo menor, e pode ser realizado em espaços sociais, como escolas públicas e unidades de saúde.

“A grande vantagem deste procedimento é que todas as cáries em dentes temporários e permanentes são tratadas, impedindo o desenvolvimento das lesões que de outra forma teriam ficado sem atendimento. Dor e sofrimento são poupados às crianças, além da adequação da cavidade bucal que oportuniza uma diminuição da quantidade de bactérias cariogênicas através da eliminação das cavidades”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura, Rosana Mattiazzo. 

Unidade Básica de Saúde de Ouro Fino terá dentista a partir do dia 21

Dando sequência às ações de ampliação dos serviços oferecidos na rede municipal, a Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires iniciará no dia 21 de agosto o atendimento de saúde bucal na Unidade Básica de Saúde de Ouro Fino Paulista. 

“Com o remanejamento das equipes de profissionais da rede, destacamos um dentista para realizar o atendimento na UBS do bairro, que fica afastado da região central da cidade. Trata-se de medida que tem caráter social, inclusive, e que possibilita trabalharmos mais a prevenção a doenças”, afirmou a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão, Patrícia Freitas.

Neste primeiro momento, o profissional passará por período de integração à equipe da Saúde da Família na UBS, participando e conhecendo os pacientes dos grupos atendidos pela Unidade. Após o período de integração, será iniciada a fase de triagem dos pacientes. 

 



Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires