10/10/2017Alunos do "Lutando pela Educação" de Ribeirão Pires são destaque em competição

Secretaria de Educação investe em diferentes projetos para melhorar o rendimento dos alunos e a qualidade do ensino

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, homenageou na última quinta-feira, dia 5, os alunos que participam do projeto "Lutando pela Educação”. Os estudantes obtiveram bons resultados no Festival de Taekwonko realizado no dia 1º de outubro, em Jacareí-SP. Com a participação de 15 delegações de várias cidades do Estado, Ribeirão Pires conquistou 3º lugar na classificação geral, com a presença de 45 alunos atletas.

O projeto "Lutando pela Educação" é idealizado pela Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia de Ribeirão Pires e oferece aulas de judô e taekwondo para os alunos da rede municipal em três núcleos: Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm I; Centro Técnico de Treinamento (CTT) Jardim Caçula e aulas de Judô no Cento de Treinamento Técnico (CTT) Quarta Divisão. Cerca de 300 alunos, com idade entre 4 e 16 anos, estão  matriculados no projeto.

Para a secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Flávia Banwart, o esporte tem transformado a vida escolar destes alunos. "Já fui atleta de judô. Sei bem o quanto o esporte influencia na conduta escolar e no aprendizado, formando cidadãos. A partir da prática esportiva, muitos alunos melhoraram sua disciplina, sua conduta e suas notas escolares. Ou seja, nosso maior objetivo está sendo alcançado", explica a secretária.

A aluna Nicolle Boule, do 8º ano da Escola Municipal Eng. Carlos Rohm I, foi uma das medalhistas e conquistou ouro com o melhor chute em altura. “Há dois anos frequento as aulas do projeto, que tem me ajudado demais na minha auto estima, já que os professores incentivam e a cada aula é um novo desafio e aprendizado", disse.

Além de serem esportes olímpicos, o judô e o taekwondo são artes marciais utilizadas por várias instituições de ensino ao redor do mundo, servindo de coadjuvantes no desenvolvimento da educação e no aprendizado, tornando os alunos mais responsáveis, disciplinados e seguros, trabalhando também os conceitos de respeito, humildade e perseverança. Em 2017, a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, implantou mais dois núcleos do projeto nos bairros Jardim Caçula e Quarta Divisão.

Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires